Sistema do Centro de Atendimento ao Cidadão

Nome do Responsável

Rodrigo de Oliveira Silva

Cargo

Assessor Administrativo

Setor

Diretoria de Tecnologia da Informação

Público Alvo

Servidores do Ministério Público do Estado do Acre

Órgãos Envolvidos

Ministério Público do Estado do Acre

Abrangência

Estadual

Objetivo, Indicadores e Metas

Objetivo Estratégico

Implementar soluções tecnológicas e criativas, voltadas à inovação e gestão do conhecimento

Objetivo do Projeto

Aprimorar e informatizar as rotinas administrativas.

Indicadores

Agilidade no atendimento, qualidade e segurança das informações e gestão/controle dos dados para tomada de decisão.

Metas

Agilidade no atendimento, com garantia das seguranças do dados para posterior análise visando a criação de campanhas direcionadas com base nos dados analisados.

Duração

Data Inicial

19/03/2015

Previsão do Término

07/08/2015

Informações do Projeto

Tema

Tecnologia da Informação

Categoria

Pessoas, comunicação, tecnologia da informação, infraestrutura e recursos

Ementa

Sistema desenvolvido para padronizar a rotina do Centro de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público do Estado do Acre, que visa acompanhar o histórico de atendimento nas unidades deste Ministério, garantindo controle, agilidade e resposta aos atendimentos, bem como identificar o perfil dos cidadãos que buscam por atendimento e quais assuntos são mais procurados.

Justificativa

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) atende em média 1.332 pessoas por mês, sendo que diariamente essa média fica em torno de 60 atendimentos, o que torna imprescindível o uso de ferramentas de registro e controle de todas as demandas que lá aportam. Nesse sentido a Diretoria de Tecnologia da Informação foi requisitada para desenvolver uma ferramenta tecnológica que possibilitasse maior agilidade ao processo de atendimento ao cidadão, em especial que facilitasse o gerenciamento de tais dados, seja para a identificação mais eficiente ou para fins de relatórios estratificados, tais como perfil do cidadão que procura por atendimento no MPAC e assuntos de maior procura no CAC. A solução permite a guarda de dados com maior segurança, a geração de relatórios e o gerenciamento de informações para tomada de decisão pelos gestores.

Descrição do Trabalho

Descrição

O projeto de software Centro de Atendimento ao Cidadão foi desenvolvido por analistas da Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado do Acre seguindo as etapas de projeto de software de forma iterativa: levantamento das necessidades dos usuários, análise dos requisitos, desenvolvimento, testes, implantação do sistema e capacitação dos usuários.

Fatores Internos

Pontos Fortes

Equipe qualificada e disposta no apoio aos responsáveis pelo projeto durante suas fases de desenvolvimento, implantação e manutenção.

Pontos Fracos

Equipe reduzida para atender as ações dentro do cronograma estipulado.

Fatores Externos

Oportunidades

Atenderá de forma mais eficiente as iniciativas do MPAC, como o Projeto MP na Comunidade, através de cadastros dinâmicos e a geração de banco de dados para futuras necessidades, pois já utilizou tecnologia inovadora para tais soluções.

Ameaças

Descontinuidade de uma tecnologia aplicada na solução como uma linguagem de programação, banco de dados, etc. Além disso, a exoneração de servidor integrante do projeto.

Estimaticas de Recursos

Recursos Próprios
R$ 0.00
Convêncios e/ou Operações de Crédito
R$ 0.00
Outras Fontes
R$ 0.00

Formas de Comunicação do Projeto

Formas

Divulgação do Ato Regulamentador

Resultados Alcançados

Resultados

O Software diminuiu em pelo menos 20% os problemas listados no mapa de atendimentos, a partir da geração de um Banco de Dados com Identificação e Perfil do Cidadão; Relatórios estatísticos sobre índices de dificuldades e os principais anseios da população por regional; Mapa dos atendimentos e situações a serem atendidas pelo Ministério Público. O Software já está sendo utilizado nos 2 Centros de Atendimento da Capital e será instalado também nas Promotorias do Interior do Estado.

Status

Concluído

Premiação

Projeto Inscrito no Prêmio MPAC

Sim

Projeto foi premiado?

CNMP

Detalhe Premiação

Categoria para Prêmio: Tecnologia da Informação.

Cronograma (Anexos)

Nenhum anexo encontrado