Sistema do Centro de Atendimento ao Cidadão

Capa do Projeto
Gestor Atual (Responsável)

Rodrigo de Oliveira Silva

Cargo do Gestor Atual

Assessor Administrativo

Autor Nome

Tipo de Iniciativa

Projeto

Setor

Diretoria de Tecnologia da Informação

Público Alvo

Servidores do Ministério Público do Estado do Acre

Data do Cadastro

14/11/2017

Órgãos Envolvidos

Ministério Público do Estado do Acre

Abrangência

Estadual

Objetivo, Indicadores e Metas

Objetivo Estratégico

Implementar soluções tecnológicas e criativas, voltadas à inovação e gestão do conhecimento

Iniciativa

Ferramenta

Objetivo do Projeto

Aprimorar e informatizar as rotinas administrativas dos atendimentos da Recepção e do Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC/MPAC.

Indicadores

Agilidade no atendimento, qualidade e segurança das informações e gestão/controle dos dados para as tomadas de decisão nos âmbitos administrativos e de planejamento das ações do CAC e MPAC, como um todo.

Metas

Agilidade no atendimento, com garantia da segurança dos dados, criação de planilhas e relatórios estatísticos e descritivos das atividades do CAC para posterior análise da Ouvidoria, Corregedoria, Procuradoria Geral de Justiça e Diretoria de Planejamento visando a criação de novas ações, projetos e campanhas direcionadas com base nos dados coletados e analisados.

Duração

Data Inicial

19/03/2015

Previsão do Término

07/08/2021

Informações do Projeto

Tema

Tecnologia da Informação

Categoria

Pessoas, comunicação, tecnologia da informação, infraestrutura e recursos

Ementa

Sistema desenvolvido para padronizar a rotina do Centro de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público do Estado do Acre, que visa acompanhar o histórico de atendimentos nas unidades de todo o Ministério Público do Estado do Acre, garantindo controle, agilidade e resposta aos atendimentos, bem como identificar a qualificação civil do público, cor/etnia, grau de escolaridade, renda, pessoas com deficiência, perfil do cidadão, orientação sexual, gênero, assunto, reclamação e medidas adotadas pelo CAC para o encaminhamento do cidadão ao acesso a justiça e o restabelecimento do direito violado.

Justificativa

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) atende em média 1.332 pessoas por mês, sendo que diariamente essa média fica em torno de 60 atendimentos dia, o que torna imprescindível o uso de ferramentas de registro e controle de todas as demandas que aportam no CAC/MPAC. Nesse sentido o CAC forneceu subsídios para que a Diretoria de Tecnologia da Informação desenvolvesse uma ferramenta tecnológica que possibilitasse maior agilidade ao processo de atendimento ao cidadão, em especial que facilitasse o gerenciamento de tais dados, seja para a identificação mais eficiente ou para fins de relatórios estratificados, tais como perfil do cidadão que procura por atendimento no MPAC e assuntos de maior procura no CAC, entre muitos outros requisitos. A solução permite a guarda de dados com maior segurança, a geração de relatórios estatísticos e descritivos das ações do CAC em todo o Ministério Público do Estado do Acre e o gerenciamento de informações para tomada de decisão pelos gestores.

Descrição do Trabalho

Descrição

O projeto de software Centro de Atendimento ao Cidadão foi desenvolvido por analistas da Diretoria de Tecnologia da Informação e pela Coordenação do CAC do Ministério Público do Estado do Acre, que prestou todas as informações para a coleta dos dados e fez as solicitações do que seria necessário se obter no sistema, seguindo as etapas do projeto de software de forma participativa entre a Coordenação do CAC e a TI no levantamento dos dados a serem coletados dos usuários e análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. E por fim o desenvolvimento, testes, implantação do sistema e capacitação dos usuários.

Fatores Internos

Pontos Fortes

Equipe qualificada e disposta no apoio aos responsáveis pelo projeto durante suas fases de desenvolvimento, implantação e manutenção.

Pontos Fracos

As Equipes do interior teve algumas dificuldades para atender as ações do cronograma estipulado.

Fatores Externos

Oportunidades

Atenderá de forma mais eficiente as iniciativas do MPAC, como o Projeto MP na Comunidade, através de cadastros dinâmicos e a geração de banco de dados para futuras necessidades, pois já utilizou tecnologia inovadora para tais soluções.

Ameaças

Descontinuidade de uma tecnologia aplicada na solução como uma linguagem de programação, banco de dados, etc. Além disso, a exoneração de servidor integrante do projeto.

Estimaticas de Recursos

Recursos Próprios
R$ 0.00
Convêncios e/ou Operações de Crédito
R$ 0.00
Outras Fontes
R$ 0.00

Formas de Comunicação do Projeto

Formas

Divulgação do Ato Regulamentador em todo o Ministério Público do Estado do Acre.

Resultados Alcançados

Resultados

O Software diminuiu em pelo menos 30% os problemas listados no mapa de atendimentos, a partir da geração de um Banco de Dados com Identificação e Perfil do Cidadão; Relatórios estatísticos sobre índices de dificuldades e os principais anseios da população por regional; Mapa dos atendimentos e situações a serem atendidas pelo Ministério Público. O Software já está sendo utilizado nos 2 Centros de Atendimento da Capital e será instalado também nas Promotorias do Interior do Estado.

Status

Concluído no prazo

Premiação

Projeto Inscrito no Prêmio MPAC

Sim

Projeto foi premiado?

CNMP

Detalhe Premiação

Categoria para Prêmio: Tecnologia da Informação.

Cronograma (Anexos)

Nenhum anexo encontrado